domingo, 19 de dezembro de 2010

Índice de Massa Corpórea (IMC) X Muita Comida Incha (MCI)

Índice de Massa Corpórea, afetivamente chamado de IMC, uma fórmula matemática encontrada para saber se você está ou não gordo.
Cálculo do IMC

Até parece que precisava disso, pois você mesmo, o espelho, o amigo (ou inimigo), os familiares e qualquer pessoa só de lhe olhar já sabe. Caso tenha dúvida é só colocar um biquíni ou sunga e andar na areia da praia.

Na verdade, como tudo no Mundo é estatística, fórmulas matemáticas são utilizadas para definir o que somos, afinal é mais fácil sermos tratados como números do que individualmente.

O interessante, também, é que o IMC é muito utilizado por planos de saúde para liberar ou não a cirurgia bariátrica, pois muitos só liberam quando seu IMC for superior a 35.(vide tabela abaixo).

Acho isso um absurdo, muitos gordos não alcançaram o IMC de 35 e gostariam de fazer a cirurgia por intermédio do plano, mas raramente isso é permitido.

A ladainha de que cirurgia bariátrica é estética, é lastimável, pois é algo que está relacionado com à saúde, é uma forma de prevenção. Assim, quem está com o IMC entre 30 e 34,99, está literalmente fudi......, pois não tem saída, ou emagrece ou engorda.
Ainda tá na dúvida?

Fico imaginando, a obesidade é algo que gera inúmeras outras doenças e o gordo provavelmente utiliza mais do plano de saúde do que uma pessoa “normal”. Porra, então por qual motivo realizar a cirurgia somente quando o IMC aumentar? Não é mais inteligente realizar o procedimento antes que problemas de saúde apareçam? Tenho uma curiosidade louca em acompanhar a área administrativa de um plano de saúde, quem sabe assim encontro as respostas.

Portanto, meu caro amigo gordo, pra você que está com IMC entre 30 e 34,99, acho que o lance é o seguinte, ENCHE A PANÇA MESMO, METE O PÉ NA JACA, pois é muito mais fácil, e prazeroso, comer pra cacete do que fazer regime.

Não deixe passar nada, torresminho no dia da feijoada é um ótimo começo (obrigatoriamente todas as quarta e sábados), pastel com garapa, picanha com gordura, coxinha de boteco, litros de refrigerante, doce, sorvete, nozes, açaí etc..., ou seja, use a imaginação. E todo gordo é criativo, caso tenha dúvida basta lembrar as mais loucas combinações alimentares feitas pela madrugada, como: arroz com maionese, feijão com macarrão, pão molhado no café etc...

Feito isso, em pouco tempo você se sentirá um vencedor, afinal já que não conseguiu emagrecer fez o IMC subir de estágio, saiu da faixa sinistra de IMC entre 30 e 34,99, a qual você não tem direito a nada, e agora se sinta honrado, você aumentou um estágio no seu grau de gordura, IMC 35 lhe abrirá as portas para o outro mundo.

E certamente existirão dois mundos. O mundo da mesa de cirurgia (afinal é provável que o plano cubra a cirurgia), ou, caso não se cuidar, o mundo de passar a comer grama pela raiz, portanto chegando no estágio de IMC 35 a 40 saiba que o bicho pegou. É tipo assim, agora a água bateu na bunda e você precisa aprender a nadar.

Resumindo, não acredito nisso de IMC, sou adepto do MCI (Muita Comida Incha) e o espelho é a melhor fora de ver o tamanho que estamos, descobrir qual a metragem quadrada ocupamos no Mundo é o mais importante.

O padrão de classificação pelo IMC e pelo MCI é dado pela seguinte tabela:











































Resultando MatemáticoAvaliação Médica IMCAvaliação Social MCI
abaixo de 20Abaixo do PesoO cara (a mina) é pele e osso
20 a 25Peso IdealQue gostosa (a)
25 a 30SobrepesoChegou o dono (a dona) da borracharia, e trouxe os pneus.
30 a 35Obesidade ModeradaTa perdendo a barriga hein? Prá fora da calça, seu (sua) rolha de poço.
35 a 40Obesidade SeveraOlha a Orca Andando, Será que a Cadeira vai agüentar
40 a 50Obesidade MórbidaPQP olha o tamanho do cara (mina), Vamos comer rápido que não vai sobrar nada. (assunto em rodízios e festas)
acima de 50Super ObesidadeNosssa, KCT, coitado(a)! (fica-se tão perplexo que  o comentário tem lastro piedoso )

 

Indice de Massa Corpórea X Muita Comida Incha

Nenhum comentário:

Postar um comentário